Estudantes do curso de Direito da FACOL visitam Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/PE

Acadêmicos do curso de Direito da FACOL – Faculdade Osman Lins realizam visita técnica, na última quarta-feira (13), no Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da Ordem dos Advogados de Pernambuco. A ação fez parte da disciplina de Ética, ministrada pela professora Thaís Xavier, que supervisionou a vista.

Recepcionados por Marcus Lins, presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED), os alunos puderam perceber a importância da atuação profissional pautada nos princípios éticos e morais por parte dos advogados e advogadas.

Entre os temas tratados destaca-se a prática de infrações éticas, taxativamente previstas no Estatuto da Advocacia da OAB, das quais resultam na instauração de um processo administrativo disciplinar, com a possibilidade de exclusão do advogado que de forma reiterada infringe as normas éticas ou as comete com tal gravidade que causa repúdio a comunidade profissional.

“A dinâmica das transformações sociais faz o discente refletir sobre seu futuro enquanto operador do direito, percebendo que não cabe no contexto atual posturas aéticas quando se considera que a sociedade é a destinatária do serviço prestado pelo advogado e que precisa ser protegida das atuações contrárias ao que preceitua a Ordem dos Advogados do Brasil”, enfatizou a professora.