Alunos da FACOL realizam visita técnica em Brasília

Entre os dias 13 a 16 de março um grupo de alunos do curso de Direito da FACOL participaram da primeira visita técnica a Brasília, sob a responsabilidade da Professora Lysllem de Sá, com o objetivo de conhecer os Tribunais Superiores de nosso país.

No Supremo Tribunal Federal, os alunos conheceram a galeria de ex-presidentes e composições, objetos históricos, sala de reuniões, salão de recepções, além de assistirem a sessão de julgamento, conheceram o Ministro Marco Aurélio que, após uma foto proferiu um discurso de encorajamento que serviu de inspiração aos alunos.

O Superior Tribunal de Justiça, proporcionou aos alunos a oportunidade de ver processos históricos como famosos Habeas Corpus, a organização do prêmio Innovare, bem como a sessão de julgamento da Corte Especial presidida pela Ministra Laurita Vaz.

No Tribunal Superior do Trabalho, os discentes conheceram seu funcionamento e assistiram uma sessão plenária presidida, pelo Ministro Emmanoel Pereira que, após fazer menção a nossa presença e ao nome da nossa instituição, falou sobre a competência, o procedimento dos processos e a atuação do órgão, em seguida, tivemos a oportunidade de assistir a sessão de julgamento.

Em visita ao Tribunal Superior Eleitoral, foram recepcionados pelo cerimonial, conhecendo a composição e funcionamento do órgão, em seguida assistimos a sessão plenária, presidida pelo Ministro Gilmar Mendes, sendo, ao final cumprimentados pessoalmente pelo Ministro Henrique Neves.

A Procuradoria-Geral da República promoveu um encontro com o Subprocurador Geral da República, mais antigo em atividade, Sr. Haroldo Ferraz da Nóbrega que falou sobre a atuação do órgão em casos de grande repercussão, nos falando um pouco de suas experiências.

Em seguida, a Advocacia-Geral da União recebeu os alunos com a comitiva da Escola Superior da AGU e o Coordenador-Geral da Escola, dr. Eduardo Oliveira esclareceu aos alunos as funções e atividades da Advocacia Pública Federal, destacando a atuação em matéria constitucional, aspectos funcionais da atuação e das carreiras, estrutura organizacional e os órgãos vinculados.

Os alunos também conheceram a Sede Federal da OAB e o prédio do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, participando de uma conversa sobre a participação do referido órgão em momentos históricos do país e sobre sua atuação e importância no cenário atual.

Por fim, nos momentos de intervalo no agendamento das visitas técnicas, os alunos conheceram pontos históricos como a Praça dos 3 Poderes, palco de grandes manifestações populares, Congresso Nacional, Esplanada dos Ministérios, Palácio do Planalto, Palácio da Alvorada, Ponte Juscelino Kubitschek, Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, Santuário Dom Bosco, Igrejinha Nossa Senhora de Fátima,  Lago Paranoá, Memorial JK, em especial, foram recepcionados pelo cerimonial do Palácio do Itamaraty, conhecendo toda sua estrutura e forma de organização de eventos para recepcionar autoridades de outros países.